segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que venha uma nova mulher de dentro de mim!

          E quem é gordo (a) e não se sente assim, também?!? Difícil encontrar autoestima e se garantir, quando sobram quilos, medidas, a roupa não serve, e suas "amigas" falam que, se nem a fulana de tal (tb amiga do grupinho) consegue um carinha, ninguém conseguiria (muito menos você, né, gorda?!? - claro que ela não falou isso, mas ficou explícito na frase maldosa!).
          Minha história de vida só reforça as crenças ruins sobre mim mesma, vivi com algumas comparações, aprendi a não me gostar, desde cedo. Mas isso não vem ao caso. Fato é que eu já não tinha uma autoestima legal, sempre me achei a pior das piores, e, agora, estou gorda. Nunca havia sido gorda nem sequer tido sobrepeso, até uns 3 anos atrás. Agora, eu tenho. Com quase 30 anos, tive apenas um mísero namoro, e os carinhas nunca me querem. Não faço o tipo mulherão. Tenho cara e jeito de menina, não sei escolher minhas roupas, sou alegre demais, extrovertida demais, intensa demais, e isso passa ares de imaturidade. Além disso, acho vulgares decotes, saias muito justas e tal, não usava nem quando era magra, imagina agora, com esses complexos?!?
          Estou escrevendo este blog na esperança de que alguém me siga, comente, ajude. Um blog pode fazer milagres, acompanho há anos o blog da Larissa Bertani, e espero "chega lá", também. Não quero contar a quem me cerca dos meus planos dietéticos e de mudança, porque tenho várias "colegas" e "parcerias" pra sair, mas amigas de verdade... são poucas! As pessoas já me fiscalizam, perguntam de dietas, algumas até criticam o que eu como... o quanto como... mas sabemos - nós, gordinhas e gordonas - o quanto temos fome, gula, tristeza... e, sobretudo, o quanto viramos escravas da comida, e o quanto isso virou um ciclo vicioso, em que, quanto mais tristes, mais comemos... e quanto mais comemos, mais tristes ficamos!
          Proponho o desafio de todas nos ajudarmos; de cuidarmos de nós, e umas das outras. De criar um meio de ajudarmo-nos. A força deve vir de nós, mas um engajamento coletivo facilita. Vigilantes do peso funciona, não? Porque todo mundo desabafa... Espero que esse espaço atraia pessoas que precisam desabafar, como eu. Faço terapia há muitos anos, tomo antidepressivos, luto contra meus fantasmas... mas ainda estou longe dem superá-los. Eles são tantos, que a gordura não é protagonista! Aqui, vai sê-lo!!
          Cansei de não ter namorado, de não ter ficantes, pretendentes. Cansei de não caber nas roupas, de não saber o que vestir, de colocar coisas furadas e gastas por não ter nada melhor. Cansei de me sentir um lixo, de me tratar como lixo, de ser a amiga que acompanha, e NUNCA a mulher que desperta o desejo. Não quero mais sobrar! Sei que tenho mais "virtudes" que muitas das "amigas", mas, num mundo como o nosso, ninguém dá a mínima pras virtudes da gorda. Não importa se seria uma namorada carinhosa, que se dedicaria, preocupada, que cuida, que é sincera, parceira pra tudo, alegre e sem frescuras... é com a loira - magra - peituda que o cara vai ficar e namorar. Sempre! Só que eu não quero morrer sozinha... tenho minha profissão, estou fazendo especialização, sou gente boa... e a minha prioridade é família. Isso é uma boa razão pra me cuidar? Certeza que sim! Mas, acima disso, acima de tudo, a maior certeza é que cansei! Cansei de ser humilhada, de as pessoas não saberem meu nome e se referirem a mim como "a fortinha", aquela "gordinha", de prestarem atenção ao meu apetite e de só me enxergarem como a contente e bem-humorada que só faz piada! aliás, cansei de fazer piada! Ser alegre é bom, mas o papel de "bobo da corte" não me pertence, e está na hora de parar de pertencer a qualquer gordinho, emagreça ele, ou não. A sociedade (e, sobretudo, nós mesmos) precisa (mos) parar de nos enxergar como indivíduos cuja única qualidade aceitável é saber fazer piada sobre a própria gordura e as problemáticas assemelhadas. Basta!!
          Por fim, a gordura deturpa a pessoa => não tenho queixo, sou virada em bochechas, saio estranha em fotos. Todas as roupas marcam, o peito despencou, o braço tem pelancas.  E eu não sei disfarçar! Cansei de usar preto, de fugir de fotos (as pessoas que amo não tem mais fotos comigo!!), de forçar o sorriso. Quero mudar e preciso da ajuda de vocês!!
          Para terminar, cheguei aos (aproximadamente) 73 quilos, mais de 100 cm de quadril, manequim 44 em roupas da C&A e Renner, meus calçados (antes 36-37) já são 38! Tenho só calcinhas furadas e/ou do melhor estilo "Bridget Jones", sem nenhum Mark Darcy ou Daniel, porque isso só acontece no cinema, nas histórias da carochinha ou na vida de sortudas, o que também não é meu caso, porque sempre tive de batalhar por tudo na vida, que a sorte não gosta muito de mim... apenas o esforço e a garra! Vamos lá, que os meus ares capricornianos devem dar o ar da graça! Apenas 20 quilos para emagrecer...

Nenhum comentário: